Sobre o Projeto

O Nutriciência: Jogar, Cozinhar e Aprender é um projeto de investigação desenvolvido pela Universidade do Porto (Faculdade de Letras, Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação e Faculdade de Engenharia), financiado pelo Programa Europeu EEA Grants (Projeto 0085NU1), com o apoio do Serviço Nacional de Saúde (Ministério da Saúde), Administração Central do Sistema de Saúde I.P. (ACSS) e Programa Iniciativas de Saúde Pública. O projeto tem como parceiros a União das Misericórdias Portuguesas, a Rádio e Televisão de Portugal (RTP) e a Universidade de Oslo (Noruega).

O Nutriciência visa o aumento da literacia nutricional e alimentar de famílias de baixo nível socioeconómico através de uma estratégia de comunicação inovadora. O projeto é destinado às crianças do ensino pré-escolar (dos 3 aos 5 anos) das Santas Casas da Misericórdia de Portugal, bem como com às respetivas famílias e educadores. Consiste numa intervenção online, que assenta numa plataforma interativa digital na qual se pretende mais especificamente promover o aumento do consumo de hortofrutícolas, a diminuição da ingestão de sal e de açúcar sendo estas consideradas áreas prioritárias pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Esta ferramenta pretende funcionar enquanto rede social, onde são partilhados materiais informativos, desafios, bandas desenhadas e um jogo digital sobre nutrição e alimentação. Adicionalmente, o projeto inclui também um fórum para os participantes bem como um curso online sobre Nutrição e Alimentação no formato MOOC (Massive Open Online Course) para os educadores.

O projeto Nutriciência está alinhado com o Programa Health 2020 da Organização Mundial da Saúde e o Plano Nacional de Saúde, que promove uma comunicação inovadora e sustentada nas necessidades sociodemográficas, e com o Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS), que incentiva à inovação no modo como se informa sobre hábitos alimentares saudáveis.

O Nutriciência tem como objetivo a criação de uma estratégia de intervenção inovadora e interativa, facilmente adaptável e disseminável, para a promoção de uma alimentação saudável na população.

Sobre o Programa de Televisão

O programa de culinária "Nutriciência" surge da participação de famílias com crianças inscritas nas Misericórdias de Portugal nas atividades do projeto "Nutriciência: Jogar, Cozinhar e Aprender".

De norte a sul do país, foram propostas mais de 700 receitas, das quais foram selecionadas 30, que valorizam tradições culinárias de diversas regiões!

Com a colaboração do Chef Hélio Loureiro, o programa mostra como preparar refeições saborosas e adequadas do ponto de vista nutricional, ricas em hortícolas e com menor quantidade de sal. Em cada receita, damos a conhecer uma curiosidade nutricional sobre um ingrediente ou método culinário.

O "Nutriciência" é emitido aos sábados de manhã na RTP 1. Acompanhe!

Hélio Loureiro

Hélio Loureiro

Chef
Patrícia Padrão

Patrícia Padrão

Nutricionista
Logo